Cenário:
O que ocorre em muitas empresas:
- Investem em tecnologia, mas se esquecem em investir na capacitação de seus colaboradores;
- Crescem de forma desestruturada, causando anomalias organizacionais e normalmente pagam preços altos por isto;
- Os colaboradores da empresa passam o sentimento de estarem na empresa por falta de opção e não por opção, não havendo comprometimento dos mesmos com o resultado da organização;
- Os colaboradores da empresa desconhecem o que se espera deles, não existe a definição de metas por cargo ou função e indicadores de performance;
- Não existem procedimentos para definição de responsabilidade e autoridade, causando graves problemas de comunicação interna;
- Investimentos em treinamento e desenvolvimento são realizados sem ter objetivos claros e resultados esperados, causando a impressão de se estar jogando dinheiro fora;
- Não existem critérios na contratação de pessoas, por muitas vezes compram gato por lebre, por não haver definição clara de perfis de cargo;
- Não conseguem reter colaboradores com desempenho diferenciado, e perdem para a concorrência ou empresa vizinha;
- Os líderes não conduzem sua equipe para os objetivos organizacionais por falta de não estarem preparados para isto;
- Os líderes não realizam seu principal papel que é o de desenvolver pessoas;
- Pagam muito para quem trás poucos resultados e pouco para os que fazem a diferença, por não ter uma política salarial clara, assim causando insatisfação na empresa;
Sensação de que alguns estão sobrecarregados e outros fazem pouco.
Estes são alguns motivos que colocam a longevidade das empresas em risco.
Percebemos quantos campos de oportunidade existem para nós profissionais de Recursos Humanos.
No entanto alguns de nós somos vistos como:
- Administrador de Rotinas;
- Importantes pela relação de confiança;
- Resistentes a mudanças;
- Poucos flexíveis;
- Inseguros;
- Acomodados;
- Visão focada em redução de custos.
A meu ver os profissionais de Recursos Humanos que tem obtido sucesso nos seus resultados na organização são aqueles que:
- Sabem pensar e atuar estrategicamente (Pleno conhecimento do negócio da empresa);
- Exercem a função de consultor interno;
- Éticos;
- São verdadeiros parceiros de seus clientes internos;
- Estabelecem metas e objetivos;
- Buscam alinhar os objetivos organizacionais com os objetivos pessoais dos colaboradores da empresa;
- Medem resultados;
- Sabem aprender a aprender.
Afinal, o importante é saber que o trem está na estação e se não pegá-lo, talvez não conseguirei pegá-lo nunca mais.
Francisco Arean