Em poucas palavras coaching é a arte de ajudar pessoas, através de uma disciplina que integra filosofia, psicologia, biologia e sobretudo, a linguagem.

Esta profissão que está em plena expansão, vem sendo muito bem recebida na areas profissional e pessoal de homens e mulheres independente de sua profissão,cargo ou carreira.

O processo inicia-se com o diagnóstico da situação atual, o qual envolve competências desconhecidas e manifestas do cliente,por outro lado, os desafios e oportunidades do contexto ambiental e a conseqüente harmonização entre estes dois fatores.

O Coaching, como dito acima pode ser aplicado em diferentes areas de nossa vida, assim você pode contratar um coach para tratar de suas metas pessoais o que conhecido como LIFE COACHING .

O Life coaching ou coaching de vida pode lidar com a vida dos clientes em todas as suas dimensões.O cliente passa a liderar  questões específicas de uma area determinada e isso levará também a trabalhar outros aspectos da vida.

No Coaching executivo,   os coaches lidam com pessoas que têm autoridade, poder e liderança na organização .Eles colaboram com o executivo para a melhora de tomada de decisões estratégicas e a liderança.

O coaching empresarial ou de negócios , trata de questões profissionais. Ele trabalha com gerentes, individualmente e também com equipes.É uma excelente continuação de consultoria ou treinamento.

Existe ainda diversos outros tipos de coaching  para  diversas areas  como o Esporte, usado tanto para desenvolvimento dos atletas como esportistas bem como na orientação e aconselhamento do comportamento como indivíduo de destaque.

Em resumo o Coaching vem sendo indicado para quase todas as situações exatamente por ser uma ferramenta que nos possibilita, proporcionar ao cliente diversos benefícios como :

  • Foco mais bem definido
  • Tornar-se mais criativo
  • Servir como modelo para os outros
  • Adquirir maior flexibilidade, nos relacionamentos
  • Proporcionar uma comunicação aberta e honesta no ambiente de trabalho.
  • Aumento de produtividade
  • Melhoria no relacionamento interpessoal
  • Vida mais equilibrada.

José Carlos M. Chaer